Agile UX para não designers

CURSO EXCLUSIVO AGILE TRENDS

Agile UX

UX, Lean UX, Agile UX

Estamos vivendo em uma economia baseada na experiência. Em um universo de negócios cada vez mais competitivo, a experiência do usuário de um produto de software pode determinar o seu sucesso ou fracasso.
Portanto, se você está envolvido com o negócio de software, você está necessariamente no negócio de UX.
Agile UX é como integrar métodos e práticas do UX Design em contextos Ágeis.
Por meio da integração do UX Design com o mundo Ágil é possível aumentar as chances de que o software produzido agregue valor ao negócio e seja utilizável pelo usuário final. Afinal, não faz nenhum sentido a utilização de um software se este não entregar valor tanto para o cliente quanto para o usuário final.

No entanto, integrar métodos e práticas do UX Design em ambientes Ágeis não é trivial.

À primeira vista, Agile e UX Design parecem entrar em conflito, pois, por definição, divergem em vários aspectos. Neste treinamento, veremos que, apesar das diferenças, Agile e UX Design possuem muito em comum e, apesar de Agile não abordar UX explicitamente, ambos almejam uma maior qualidade do produto ou projeto, apenas por óticas diferentes.

Objetivo

Este não é um curso de desenvolvimento front-end, CSS, HTML etc..
O objetivo deste treinamento é apresentar os conceitos de UX (User eXperience), Usabilidade, User-Centered Design e suas atividades (Pesquisa, Ideação, Prototipação, Avaliação) e métodos que permitam a integração destas atividades em ambientes Ágeis.

DTLUAgile

Neste treinamento de dois dias você entenderá o que de fato é UX Design, seus métodos, práticas e ferramentas e como aplicá-los de forma prática no seu time Ágil já no dia seguinte.

Perguntas como as seguintes serão respondidas:
Preciso de UX Design?
Como fazê-lo em um ambiente Ágil?
Como fazer Pesquisa em um contexto Ágil?
Como fazer Avaliações de Usabilidade e UX em contexto Ágeis?
Qual o papel do UX Designer no time Ágil?
O UX Designer deve ser compartilhado ou dedicado?
Como distribuir as atividades de UX Design ao longo do meu ‘processo’ de desenvolvimento?

Público Alvo

Gestores, Scrum Masters, Desenvolvedores, Testadores, Analistas, Líderes de times, interessados em como combinar o UX Design com ambientes Ágeis de desenvolvimento.

Este treinamento está focado nas atividades de UX Design e como estas são integradas ao desenvolvimento Ágil, as técnicas apresentadas serão úteis a qualquer membro de um time de desenvolvimento de software, incluindo os seguintes papeis:
UX Designer que precisam estender suas atividades como facilitador e coach permitindo um trabalho fluido com times Ágeis.
Product Owners que buscam maneiras de formas de colaboração mais efetivas.
Desenvolvedores interessados em entender a perspectiva de UX e se tornarem participantes mais ativos no UX Design.
Por fim, este treinamento é indicado para todos os membros de um time Ágil, ou seja, qualquer pessoa que queira ser mais efetiva ao comunicar suas ideias em um ambiente Ágil.

Pré-Requisitos

Experiência prévia de trabalho em uma equipe Ágil é recomendada mas não obrigatória.

Carga horária: 16 horas
Total de vagas: 30
Idioma: português
Instrutor: Tiago Silva da Silva

Veja as turmas

 

Para ser avisado sobre as próximas datas e promoções, envie seu contato para contato@agiletrendsbr.com.

 

Ementa

Conceitos Básicos
Usabilidade; Experiência do Usuário; Design de Interação; Design Thinking; Design Centrado no Usuário; UX Design; Manifesto Ágil; Princípios Ágeis; Lean UX; Agile UX.

Avaliação de Usabilidade e UX
Avaliação por Inspeção; Guideline Review; Avaliação Heurística; Testes com Usuários; Teste de Usabilidade; Teste Remoto; RITE.

Pesquisa
Entrevista; Questionário; Focus Group; Brainstorming; Etnografia; Investigação Contextual.

Análise
Perfil do Usuário; Persona; Proto-Persona; Mapa de Empatia; Cenário; Análise de Tarefas; User Story Mapping.

Prototipação
Prorotipação em papel; Storyboard; Sketch; Wireframe; Mockup; RIDE.

Ferramentas

Referências

Boas e Más Práticas para Agile UX

Instrutor

Tiago Silva da Silva (@tiagosdasilva)

tiagoTiago Silva da Silva é Doutor em Ciência da Computação pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), sendo bolsista da HP P&D e tendo realizado o Doutorado-Sanduíche no ASE (Agile Surface Engineering) Lab na UofC (University of Calgary) no Canadá. Realizou pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciência Matemáticas e de Computação da USP (Universidade de São Paulo). Foi professor da EACH (Escola de Artes, Ciência e Humanidades) da USP e atualmente é professor do ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia) da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). O título da sua tese de Doutorado é “A Framework for Integrating Interaction Design and Agile Development“ a qual foi validada em ambientes reais da indústria de software.
Artigos, palestras e minicursos apresentados em eventos são alguns dos frutos de sua pesquisa sobre Agile UX, por exemplo: artigo “User-Centered Design and Agile Methods: A Systematic Review“ apresentado na Agile Conference 2011; minicurso “Best Practices for Integrating User-Centered Design and Agile Software Development“ ministrado no IHC+CLIHC’11; artigo “User eXperience Design and Agile Development: From Theory to Practice“; artigo “Understanding the UX Designer’s Role within Agile Teams”; artigo “Agile Usability Patterns for UCD early stages”.
Também tem palestrado em eventos do âmbito nacional como, por exemplo, “There’s no Magic: esforços para integrar Agile e UX” apresentada no Agile Brazil 2012; “Lean UX Pyramid” apresentada no Agile Brazil 2013; “Boas e Más práticas para Agile UX” apresentada no Agile Brazil 2014.
Em 2013 coordenou a Competição de Design do IHC (Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais), além de fazer parte do Comitê de Programa deste evento desde 2008. Em 2014 foi Coordenador de Programa do WBMA (Workshop Brasileiro de Métodos Ágeis) e do Agile Trends.
Em 2015, foi curador do tema “Agile UX” no Agile Trends 2015 além de, mais uma vez, ser Coordenador de Programa do WBMA.