CSM – Certificação ScrumMaster

Logo-2013-CSM-259x90

Este treinamento é focado no papel do ScrumMaster. Aborda os soft skills do ScrumMaster, os aspectos de excelência do Time Scrum, além da necessidade de uma implantação adequada do Scrum na organização. O treinamento foi delineado com base na ampla experiência de nosso CST em treinamentos e ensino universitário por vários anos, cases e exemplos de implantação Scrum em organizações assim como sua experiência vivenciada nos papéis de ScrumMaster, Product Owner e Developer.

OBJETIVO

Ao participar do treinamento, você torna-se membro da Scrum Alliance e, caso seja Profissional PMP, tem direito a 16 PDUs.
Exame: Ao final do treinamento você estará apto para agendar o exame CSM da ScrumAlliance.

Para mais informações sobre o sistema de certificação da Scrum Alliance, entre em: http://www.scrumalliance.org/scrum_certification

Público-alvo

Gerentes de projeto, desenvolvedores de software, gerentes funcionais, área de operações, área de vendas, marketing, engenheiros e arquitetos, demais gestores e executivos.

Horário: das 9:00h às 18:00h
Carga horária: 16 horas (Profissionais PMP tem direito a 16 PDUs)
Total de vagas: 30
Idioma: português
Instrutor: Heitor Roriz (Certified Scrum Trainer)

Veja as turmas

Ementa

    • Scrum Theory: as três pernas do Scrum (transparência, inspeção e adaptação) são explanados. Consequentes e fundamentais valores são vistos em detalhes: responsabilidade, auto-organização e auto-gestão, senso de urgência, comprometimento, excelência técnica, ritmo, disciplina, respeito e coragem. As reuniões, os artefatos e os papéis que compõem o processo Scrum, conceitos e práticas sobre estimativa e planejamento ágeis, planning poker, escrita de user stories e outras ferramentas que são comumente usadas.
    • Agile Leadership: conceitos e exercícios de liderança ágil, o que é e porque é importante para um Scrum Master, modelos de liderança, a metáfora do presente ágil.

      Coaching e facilitação: definição, cenários, exercícios e dinâmicas de coaching e técnicas de facilitação para Scrum Masters, Coaching Positivo e Neurocoaching.

      ScrumMaster Advanced Skills: Dicas úteis e técnicas para construção de equipes de alto desempenho, Gestão de Conflitos, exercícios e dinâmicas sobre gestão de conflitos, aspectos de Neuroliderança.

      Evolução do Scrum: Scrum Distribuído, Scrum of Scrums, configuração de Product Owners e Scrum Masters, Scrum além de software, Scrum e técnicas pré-definidas como PMBOK, CMMI.

      Outros tópicos conforme demandado pelos participantes.

     

    Treinamento oferecido por:

    Instrutor:

    Heitor Roriz (@hroriz)

    rorizHeitor Roriz Filho, MSc, CST é um “agilero”. Atualmente trabalha como Agile Coach e Trainer em São Paulo. Executa trabalhos com Agile e Scrum desde 2004, quando iniciou como developer Java. Foi um dos primeiros do Brasil a obter a certificação Certified Scrum Master (CSM), em junho de 2006. Trabalhou como consultor associado da InoveMais. É o fundador e Agile Coach da Massimus C&T. Possui mestrado em Tecnologia da Informação da Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Tem trabalhado e adquirido experiência em empresas como Itautec-Philco SA, DaimlerChrysler AG, Instituto Fraunhofer, a Fundação Paulo Feitoza (FPF). Durante três anos esteve à frente de vários projetos como Scrum Master e Product Owner para a FPF, para a extinta Siemens Mobile e pra a MAP Cardoso (uma das maiores empresas brasileiras de automação industrial), onde também treinou equipes para implementar e melhorar o Scrum em projetos. Durante mais de 2 anos trabalhou como Gerente de Informação do governo no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (em Manaus, AM), onde implantou Scrum em projetos de arquitetura urbana. Participou como assistente de pesquisa em projetos pertencentes ao LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) do INPA em cooperação com a JICA (Japan International Cooperation Agency) e NASA (Agência Espacial Americana). Heitor é um apaixonado por Agile e Scrum. Acredita plenamente que Agile pode mudar a maneira como se trabalha para alcançar níveis de excelência, de precisão e desempenho. Possui muito interesse em Liderança e Gestão Radicais e Gestão Ágil de Projetos como alavancas de melhoria empresarial.