Elias Nogueira

Iniciei em TI em 1999 com desenvolvimento e venho trabalhando em diferentes empresas e projetos desde quando iniciei com teste de software em 2007, mas desde 2006 (ainda desenvolvedor) trabalhava qualidade de código. De lá pra cá já trabalhei em projetos de georeferenciamento, qualidade de dados, internet banking e core banking, cartões de crédito, comércio eletrônico, telecomunicações e diversos outros segmentos.
Desde 2009 trabalhando na área de consultoria em teste e qualidade de software já trabalhei em diversas linhas dentro desta área, mas o meu grande foco (e forte) sempre foi automação. Desde 2008 dou aulas sobre teste em qualidade de software de forma presencial e online.
Sempre defendo que, nos dias atuais, o testador deve além de aprender sobre o negócio, deve aprender também o lado técnico (programar, conhecer um pouco de infraestrutura e arquitetura de software) e se manter parte de um time em conjunto e não descentralizado/setorizado. Isso traz, além de crescimento para o tester e para a equipe, um feedback mais rápido sobre a qualidade do produto (alias, na minha visão teste é uma das maiores fontes de feedback de um projeto).