Fishbowl

O Fishbowl é um formato de discussão em grupo que promove o diálogo e a troca de experiência entre os participantes da sessão e permite que todos tenham as mesmas chances de opinar e expressar seus pontos de vista.

A sala é organizada com as cadeiras dispostas em círculos concêntricos voltadas para o centro dos círculos, onde são posicionadas cinco cadeiras. Essas cadeiras centrais são chamadas de Fishbowl (Aquário). A sessão começa com quatro participantes nas cadeiras centrais e uma cadeira livre. O moderador apresenta um tema para ser debatido pelos quatro participantes e a discussão começa.

Os demais participantes ouvem a discussão. Quando algum dos espectadores quiser entrar na discussão, ele levanta-se e ocupa a cadeira livre do Fishbowl. Neste momento, um dos quatro participantes deixa voluntariamente a discussão, mantendo sempre uma cadeira livre para que seja possível que participantes entrem na discussão a qualquer momento da sessão.

 

A dinâmica de entrada e saída de participantes no Fishbowl acontece continuamente durante a discussão, sem interrompê-la. Em uma sessão de 50 minutos, é comum ver dezenas de trocas nas cadeiras do centro. Cada participante pode entrar na discussão quantas vezes quiser, ou, não entrar nenhuma vez e apenas observar a discussão. Cada participação pode durar de alguns minutos, com argumentações, a alguns segundos, com a exposição de um ponto de vista independente.

A cada 6 minutos, o moderador verifica com a platéia se o debate daquele tema deve continuar ou se preferem mudar de assunto. Quando a resposta é positiva, o tema ganha mais 6 minutos de debate.

Open chat
Fale conosco
Olá! Podemos te ajudar?