Agile na Pratica

 

rect9710

O Agile Trends traz mais uma novidade para Brasília, uma edição diferente dos eventos que você já participou.

O “Agile na Prática” terá sessões no formato de workshop, proporcionando uma experiência intensa e prática em temas importantes para todos aqueles que participam do processo de desenvolvimento de software.

Convidamos grandes especialistas em agile e planejamos sessões com longa duração para que os assuntos escolhidos a dedo para você possam ser abordados com tempo para discussão e muita mão na massa.

Venha para um dia inteiro de prática em temas modernos a atuais sobre gestão e desenvolvimento de software!

Quando: 07/dez/2016

Programação

08:30 Credenciamento
09:00 Orientações gerais
09:20 Como tomar decisões em equipe Facilitador: Matheus Haddad
Resumo

Sempre que uma equipe não consegue tomar uma decisão, um gestor acaba assumindo essa responsabilidade. Isso acontece porque a decisão coletiva envolve vários agentes, critérios, alternativas, interesses, pontos de vista conflitantes e grupos de pressão que nem sempre são percebidos ou compreendidos pelos integrantes de uma equipe, gerando medos e receios na hora de decidir. Por outro lado, vivemos num contexto econômico e social muito dinâmico, onde as melhores e mais rápidas decisões devem acontecer em equipe para darem conta do ambiente complexo em que vivemos.
Nessa sessão os participantes colocarão em prática 5 técnicas para tomar decisões em equipe: sorteio, votação, consenso, consentimento e consultação. Também aprenderão sobre os papéis que existem em um processo decisório: facilitador, decisor, consultor e interessado. Esses papéis e técnicas permitem que uma equipe trabalhe de maneira efetiva na resolução de problemas complexos. Uma vez que a decisão coletiva pressupõe acesso às informações e transparência, os participantes deste curso utilizarão o Quadro de Apoio para Decisões em Equipe, criado especialmente para facilitar decisões no contexto do trabalho coletivo. O Quadro de Apoio para Decisões em Equipe é uma ferramenta visual que permite compartilhar todas as informações e percepções do processo de decisão entre os membros de um time, além de orientar a equipe sobre todas as coisas que devem ser consideradas para que ela possa fazer a melhor escolha.

11:00 Coffee-break
11:20 Workshop Agile UX Facilitador: Tiago Silva
Resumo

Agile UX está relacionado com o Design da eXperiência do Usuário em um ambiente Ágil.
Neste workshop vamos aprender como identificar, de forma rápida e barata, problemas de usabilidade em um sistema de software. A partir dos problemas identificados, vamos verificar como prototipar possíveis soluções e então validá-las com o nosso usuário.

13:00 Almoço livre
14:30 Workshop Como aumentar seus resultados com OKRs Facilitador: Dairton Bassi
Resumo

O método OKRs (Objectives and Key Results), criado na Intel e disseminado mundialmente a partir da Google Ventures, vêm se mostrando uma solução poderosa para a definição e acompanhamento de metas, auxiliando indivíduos, equipes a direcionarem seus esforços para maximizar as suas contribuições para os objetivos da empresa.
Através de OKRs, as equipes passam a planejar e executar em alinhamento com a missão e visão da empresa, permitindo que melhorarem significativamente os seus resultados e atinjam objetivos ambiciosos.
Neste workshop, vamos entender o que são OKRs, como criá-los e também quais as boas práticas para a implementação dessa disciplina em sua empresa. Tudo isso na prática!

16:10 Coffee-break
16:30 Workshop A Batalha contra a Ineficácia Facilitador: Alisson Vale
Resumo

Nessa dinâmica, extraída e adaptada do jogo “A Batalha Zen contra a Ineficácia” do programa online de treinamento Software Zen, vamos percorrer, em 1h 40min, um pouco mais de 30 dias do projeto de migração para a web do sistema da nossa protagonista: a Zoe. A Zoe é uma personagem fictícia que trabalha para uma empresa que tem um grande produto no mercado e agora precisa convertê-lo para a plataforma web.
Durante essa jornada, vamos avaliar e entender a eficácia das ações do time a cada passo, aprendendo no caminho como definir o seu próximo incremento de Business Value, como desenhar um sistema puxado, como usar métricas para medir o sistema de trabalho, como coordenar taticamente sua equipe, como lidar com gargalos, como fazer um bom review com o cliente e vários outros conceitos cada vez mais fundamentais de serem incorporados em nossos projetos.

18:10 Encerramento

Capturar

Local

Hotel Naoum
Endereço: Setor Hoteleiro Sul Qd. 03 Bloco J
Brasília/DF

 

Hotel Naoum