Criando produtos digitais com Lean

CURSO EXCLUSIVO AGILE TRENDS

Agile UX

Vivemos num país, onde os processos internos, principalmente no setor público exigem uma grande burocracia de ponta a ponta, principalmente quando envolvem setores distintos. Quem trabalha desenvolvendo soluções para esse mercado, sempre esbarra nessa dificuldade, mesmo sendo objetivo do projeto diminuir essas barreiras. Mas por onde começar? O que atacar primeiro? Qual a melhor solução?

É possível encontrar a solução para um problema em apenas um dia? Sim. Com um conjunto de ferramentas e com um método baseado no Design Thinking, iremos pensar em soluções para problemas com o tema Desburocratização de Processos. O Workshop é baseado em métodos Lean (enxuto) com uma soma de ferramentas poderosas, extraídas de outros métodos conhecidos: Google Design Sprint, Direto ao Ponto e Value Proposition Design, que nos forçam a pensar de forma objetiva e aborda desde a análise do problema até o teste com protótipo.

Tema: a cada edição deste curso escolhemos uma temática ou categoria de produtos para direcionar a criação das soluções. O tema da edição de agosto em Brasília será Desburocratização de Processos.

Objetivo

Com método 100% prático e utilizando ferramentas (dinâmicas em grupo), pensaremos na prática em soluções para o problema.

Teremos atividades inspiradas nos métodos para chegar numa solução viável, com ferramentas de:

– Google Design Sprint
– Direto ao Ponto
– Value Proposition Design
– UX Design
– Prototipagem e testes com usuários

DTLUAgile

Público Alvo

Servidores públicos, Product Owners, Analistas, Donos de negócio ou times de desenvolvimento.

Todos que participam de uma equipe com desafios dentro do governo ou fluxos burocráticos, incluindo empresas ou startups que atuam no seguimento.

Pré-Requisitos

Todos que precisam de soluções assertivas centradas no usuários e queiram resolvem problemas dos usuários num curto espaço de tempo.

Carga horária: 8 horas
Total de vagas: 30
Idioma: português
Instrutor: Glauber Laender

Veja as turmas

 

Para ser avisado sobre as próximas datas e promoções, envie seu contato para contato@agiletrendsbr.com.

 

Ementa

– Definição do problema e entrevistas com usuários;
– Lightning Talks, “How Might We”, Entrevistas e Mapa de Empatia.
– Entendimento do usuário no contexto do problema;
– Definição de Persona do Pior caso e Mapa do Service Design.
– Mapeamento das Atividades, Dores e Ganhos
– Value Proposition Canvas (Jobs, Pains and Gains);
– Priorização e MVP
– Ranking Scale, Pivotagem do escopo, planning poker e Features MVP;
– Protótipos de baixa fidelidade
– Desafio de Design, wireframes e protótipos navegáveis em papel.
– Testes de Usabilidade e Viabilidade
– Definição de Cenário e Tarefas, facilitação de testes com usuários.
– Feedback
– Compartilhamento de aprendizados e falhas.

Instrutor

Glauber Laender

tiagoGlauber Laender, graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica Dom Bosco, é especializado em UX Design e é um dos representantes da IxDA (Interaction Design Association) no Brasil. Trabalhou por 3 anos ajudando a criar soluções para clientes do Governo de Mato Grosso do Sul e hoje, atende clientes de grandes corporações, que possuem processos complexos, a encontrar estratégias eficientes para resolver problemas do dia-a-dia.

Já palestrou em eventos de âmbito nacional como Agile Trends, UXConfBR, The Developers Conference e Agile Brazil e recentemente, foi coordenador na Trilha “Agile UX” do Agile Trends 2017.