Programação Agile Trends Campo Grande 2016

Sábado, 03 Dez

Sala DígithoBrasil
08:00 Coffee-break & networking
08:30 Abertura
09:00 Cultura ágil para ambientes ameaçadores

Daniel Teixeira (K21)

Nesta talk vou trazer exemplos reais de atitudes hostis particulares do assédio moral, suas consequências para o indivíduo e como a agilidade pode lidar com esses cenários buscando evitar desfechos graves.

O processo de transformação ágil na SGI

Gustavo Malheiros (SGI)

O caminho de adoção de métodos e práticas ágeis, em geral são extremamente desafiadores. Em órgãos públicos então, lidamos com diversas variáveis de aspectos culturais, burocráticos e gerenciais, que podem engessar o processo de adoção. Entenda como está sendo essa transformação numa organização com 11 times de desenvolvimento de software com 160 colaboradores:
– quais as práticas utilizadas
– como foram divididos os times
– quais os desafios encontrados
– quais os resultados já obtidos
– o modelo de maturidade onde queremos chegar

10:00 Requisitos Ágeis: um novo mindset

Fábio Aguiar (Adaptworks)

A forma de trabalhar com requisitos em ambientes agéis é uma maneira muito diferente de pensar. Um dos aspectos mais desafiadores em requisitos ágeis é entregar o produto enxuto no tempo certo e com valor. Nesta palestra, você vai sair com uma boa compreensão de como as práticas de requisitos é diferente em desenvolvimento ágil, e a variedade de práticas, técnicas e conceitos utilizados por equipes ágeis hoje.

Code review: desenvolvendo com o time todo

Yuri Claure (DígithoBrasil)

Como a prática do code review pode ajudar você e o seu time melhorar a qualidade de código do seu projeto? Essa palestra quer responder essa pergunta, abordando benefícios, limitações e comparações com outras técnicas similares.

11:00 Os 10 mandamentos da boa experiência do Usuário

Glauber Laender (UXPERTS)

Os 10 mandamentos para seu time de desenvolvimento aplicar técnicas de UX Design e entregar produtos desejáveis pelos usuários.

A sprint de Design do Google

Ney Ricardo (Jera)

Como construir um projeto da concepção à prototipagem e testes com usuários em apenas 5 dias

12:00 Almoço livre
14:00 Fishbowl: Gestão moderna

Facilitador: Em breve

14:40 Quando vai ficar pronto?

Felipe Henriques Delfim (ThoughtWorks)

Como métricas de fluxo podem ajudar a responder esta pergunta de forma precisa.

Métricas e Conversão

Alvaro Vasques (Opt3)

Como usar dados para desenvolver seu produto e abandonar os achismos.

15:40 Coffee-break & networking
16:00 A cultura DevOps no Nubank

Luiz Alberto Hespanha (Nubank)

No Nubank valorizamos muito o conceito de entrega contínua. Em um dia comum de trabalho, chegamos a fazer 10 ou mais deploys para produção, o que nos garante um diferencial competitivo em relação aos nossos concorrentes. E isso só é possível porque desde o início da empresa adotamos a cultura DevOps e levamos o processo de automação da nossa operação ao extremo. O objetivo desta palestra é mostrar como o Nubank adota DevOps, e os desafios que temos enfrentado escalando o time de de engenharia e a nossa arquitetura para suportar um crescimento exponencial do número de clientes.

Como a evolução do ambiente de DevOps impactou o projeto

Giovanni Bassi (Lambda 3)

Fizemos tudo conforme manda a cartilha: código limpo, arquitetura evolutiva, testes, em iterações curtas e com entregas frequentes para produção. Evoluímos um pouco mais e passamos a entregar continuamente. Tudo isso impactou nosso processo e como nos relacionamos com o cliente. Visitaremos nessa talk os resultados positivos da adoção das práticas ágeis de engenharia de software, deixando mais claras as oportunidades que aparecem num verdadeiro projeto ágil.

17:00

One Minute Talk

Este formato foi pensado para abrir espaço a mais ideias de impacto e para potencializar a interatividade e o networking entre os participantes do evento.
Prepare a sua One Minute Talk para falar para uma audiência de 550 pessoas da Indústria de Software!

17:30 Encerramento