Workshop de Testes de Usabilidade em Ambientes Ágeis

CURSO EXCLUSIVO AGILE TRENDS

Agile UX

UX, Lean UX, Agile UX

Na era da Transformação Digital em que a tecnologia da informação desempenha papel chave na transformação da estratégica, da estrutura, da cultura e dos processos de uma empresa utilizando o alcance e o poder da internet, a experiência do usuário pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio digital.

Pense sobre empresas com as quais você tem negócios e com as quais você teve experiência médias e horríveis.
Há uma boa chance de você ainda estar fazendo negócios com elas por uma dessas razões:
Seus produtos são os melhores para o preço você pode pagar. Se alguma outra aparecesse com uma alternativa melhor pelo mesmo preço ou menos, você mudaria correndo.
Você não tem escolha. Há uma razão pela qual as empresas com monopólio em seu mercado frequentemente tem péssimas avaliações no que diz respeito à experiência do usuário. Eles não precisam se importar!

Mas se você se importa e quer saber se o seu usuário está tendo uma boa ou uma má experiência, este workshop é para você.

Neste workshop veremos diversas técnicas de avaliação de usabilidade e experiência do usuário.
Veremos na teoria e na prática como avaliar a usabilidade e a experiência do usuário com o artefato que temos em mãos – de sketches a sistemas reais em produção – e no momento em que estamos do projeto.

Objetivo

1. Repensar os conceitos usabilidade e experiência do usuário;
2. Apresentar práticas, técnicas e ferramentas para avaliação de usabilidade e experiência do usuário;
3. Discutir alternativas e estratégias de testes com usuários sobre diferentes artefatos em diferentes momentos do projeto.

DTLUAgile

Público Alvo

Gestores, Scrum Masters, Desenvolvedores, Testadores, Analistas, Líderes de times, interessados em como combinar o UX Design com ambientes Ágeis de desenvolvimento.

Pré-Requisitos

Experiência prévia de trabalho em uma equipe Ágil é recomendada mas não obrigatória.

Outras informações

Carga horária: 8 horas
Total de vagas: 30
Idioma: português
Turmas In Company: Sim

Veja as turmas

 

Para ser avisado sobre as próximas datas e promoções, envie seu contato para contato@agiletrendsbr.com.

 

Ementa

Avaliação por Inspeção;
Guideline Review;
Avaliação Heurística;
Testes com Usuários;
Teste de Usabilidade;
Teste Remoto;
RITE.

Instrutor

Tiago Silva da Silva (@tiagosdasilva)

tiagoTiago Silva da Silva é Doutor em Ciência da Computação pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), sendo bolsista da HP P&D e tendo realizado o Doutorado-Sanduíche no ASE (Agile Surface Engineering) Lab na UofC (University of Calgary) no Canadá. Realizou pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciência Matemáticas e de Computação da USP (Universidade de São Paulo). Foi professor da EACH (Escola de Artes, Ciência e Humanidades) da USP e atualmente é professor do ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia) da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). O título da sua tese de Doutorado é “A Framework for Integrating Interaction Design and Agile Development“ a qual foi validada em ambientes reais da indústria de software.
Artigos, palestras e minicursos apresentados em eventos são alguns dos frutos de sua pesquisa sobre Agile UX, por exemplo: artigo “User-Centered Design and Agile Methods: A Systematic Review“ apresentado na Agile Conference 2011; minicurso “Best Practices for Integrating User-Centered Design and Agile Software Development“ ministrado no IHC+CLIHC’11; artigo “User eXperience Design and Agile Development: From Theory to Practice“; artigo “Understanding the UX Designer’s Role within Agile Teams”; artigo “Agile Usability Patterns for UCD early stages”.
Também tem palestrado em eventos do âmbito nacional como, por exemplo, “There’s no Magic: esforços para integrar Agile e UX” apresentada no Agile Brazil 2012; “Lean UX Pyramid” apresentada no Agile Brazil 2013; “Boas e Más práticas para Agile UX” apresentada no Agile Brazil 2014.
Em 2013 coordenou a Competição de Design do IHC (Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais), além de fazer parte do Comitê de Programa deste evento desde 2008. Em 2014 foi Coordenador de Programa do WBMA (Workshop Brasileiro de Métodos Ágeis) e do Agile Trends.
Em 2015, foi curador do tema “Agile UX” no Agile Trends 2015 além de, mais uma vez, ser Coordenador de Programa do WBMA.