Agilidade além da TI

A partir de diversos projetos realizados na área de TI com uso de métodos ágeis, pudemos observar algumas características recorrentes, como por exemplo:

– As pessoas fazem o que seus superiores apontam, pois não há um direcionamento unificado e claro para todos, logo, não se sabe exatamente o que é prioritário. Às vezes também não há segurança sobre o real valor daquilo que se está fazendo;
– Problemas com falta de comprometimento de alguns servidores, falta de compartilhamento de conhecimento e rotatividade;
– Não há visibilidade dos inúmeros projetos que estão em execução num mesmo momento, nem em que estágio se encontram;
– As diversas planilhas e cronogramas não apresentam onde os problemas estão realmente ocorrendo, onde estão os gargalos, nem orientam o que fazer para resolução dos problemas e melhoria dos processos;
– Trabalha-se muito, mas entrega-se pouco – há uma sensação de começar muitas coisas, mas terminar poucas, o que muitas vezes gera desmotivação das equipes;
– As reuniões para levantamento de riscos, discussão de lições aprendidas e melhorias são burocráticas e disfuncionais. Não conseguem engajar as pessoas, acabam não sendo muito efetivas.

Então, baseados nas nossas áreas de maior expertise, montamos um curso que aborda essas questões. O treinamento é totalmente voltado para exercícios práticos, focado no que acreditamos que trabalhadores do conhecimento poderiam melhor aproveitar dos métodos ágeis para melhorar sua gestão em termos de visualização, liderança, comunicação, facilitação, capacitação e melhoria contínua.

Fazendo este treinamento, o profissional do conhecimento poderá experimentar diversas ferramentas do universo ágil, não apenas voltadas apenas para a área de TI, mas para qualquer área que exerça gestão.

Objetivo

Através da experimentação prática de diversas técnicas inovadoras, o objetivo desse treinamento é capacitar e gerar insights em profissionais que atuem na realização de projetos sobre como podem aplicar técnicas ágeis para colherem benefícios e melhorias na gestão.

Público Alvo

Trabalhadores do Conhecimento e seus Gestores.
Trabalhadores do conhecimento são todos aqueles que usam de seu conhecimento, criatividade e rede de contatos para realizar projetos. Normalmente estão envolvidos em áreas que requerem criatividade, alta capacidade de abstração, aprendizado continuado, multidisciplinaridade e inovação.

Pré-Requisitos

Não há pré-requisitos para esse treinamento.

Carga horária: 16 horas
Idioma: Português
Instrutores: João Paulo Novais e Renato Willi

Turmas Disponíveis

 

Ementa

Auto-Persona: dinâmica de formação de times

O Círculo Dourado e o propósito como fonte de inspiração e motivação de times

A mudança da forma de pensar (mindset) baseado nos valores e princípios do Manifesto Ágil

Sistema de Gestão baseado em fluxo contínuo com Lean e Kanban:
– Lean
– Stop the line
– Jidoka
– Poka Yoke
– Just in Time
– Papéis
– Times

Kanban:
– Visualiação do fluxo
– Lote de trabalho
– Sistema de entrega
– Gestão de fluxo (Just in Time)
– Métricas de tarefas
– Limitação do trabalho em progresso (WIP)
– Tarefas bloqueadas
– Itens emergenciais

Gestão ágil de projetos baseada no framework Scrum:
– Papéis
– Artefatos
– Eventos
– Fluxo

Retrospectivas e outras formas ágeis de comunicação:
– Speed Boat
– Nirvana
– Dot Voting
– Write Storming

Gestão Visual e novas formas de comunicação

Liderança servidora e a nova gestão

Aprendizado emergente como forma de compartilhar e criar conhecimento

Treinamento oferecido por:

Instrutores:

João Paulo Novais
Engenheiro de Software com mais de 10 anos de experiência. Analista de Negócio no SERPRO com foco na prospecção de tecnologias voltadas à Ciência de Dados, Agile Coach e organizador de eventos da Comunidade Ágil e de Software Livre. Responsável pela iniciativa agileminds, me que leva práticas ágeis às áreas não-software.

 
 
 
 
 
 

Renato Willi
Trabalha há 15 anos em projetos de desenvolvimento de software, nos últimos 8 deles, utilizando métodos ágeis em sua gestão.
Já foi gerente de projetos, diretor, empresário e ultimamente tem atuado como consultor em gestão. É formado em Ciência da Computação na UnB, Pós-Graduado em Implantação de Software Livre na UNISUL, MBA em Projetos pela FGV e MBA em Gestão Estratégica pela USP.
Um dos autores do livro “Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software”, também atua como organizador e palestrante em diversos eventos sobre agilidade em todo Brasil.
No Agile Brazil 2013 foi um dos coordenadores da trilha: Agilidade no Governo – apesar das restrições. Organizou e colaborou na tradução do Manifesto Ágil e dos livros “Management for Happyness”, “Scrum and XP from the Trenches” e “Kanban and Scrum – making the best of both”.
Certificado como PMI-ACP, PMP e Instrutor Licenciado Management 3.0