Entrevista com Fernando de la Riva sobre Contratação Ágil

Fernando de la Riva
 

 
 

Fernando de la Riva (@fdelariva), diretor-executivo da Concrete Solutions, é mediador do Painel: Contratação Ágil e conta um pouco sobre esta sessão do Agile Trends 2015.

 

Agile Trends: Fernando, você poderia falar um pouco do que podemos esperar do Painel sobre Contratação Ágil?

Fernando de la Riva: Atualmente, percebemos uma grande dificuldade, principalmente para grandes empresas, para adoção de ágil. Isso porque as hierarquias e a burocracia geralmente impedem o desenvolvimento ágil de produtos. As estruturas departamentais e de governança estão otimizadas para ganho operacional e rigidez, o que, apesar de serem muito efetivas para determinados processos, são incompatíveis com o desenvolvimento de produtos digitais. Neste painel, pretendemos conversar com pessoas que estão lidando diretamente com esse tipo de problema para procurar saber quais são as maneiras que eles encontraram para contratar e implantar ágil em suas companhias. Como foi a trajetória de implantação, os desafios enfrentados, a evolução dos executivos, o processo de mudança e os benefícios alcançados com o processo.

AT: Qual é a sua expectativa para a rodada de discussões dos Talkers com os participantes do Agile Trends?

FR: Para esse painel, escolhemos profissionais com bastante experiência no assunto e com muito conteúdo para transmitir. Além de considerar a experiência dos executivos, tentei juntar diferentes “escolas” de implantação de ágil no Brasil. Acredito que os participantes poderão aprender muito e, por que não, se animar com a experiência dos Talkers. É possível também que a rodada de discussões possibilite que os palestrantes consigam ajudar os participantes em problemas específicos. A minha expectativa é bastante positiva!

AT: Por que é importante saber mais sobre Contratação Ágil?

FR: Existem números de mercado que mostram que projetos ágeis tem até 200% mais chance de sucesso. Além disso, estruturas de produto lean associadas a engenharia ágil são a abordagem padrão de centros de excelência como o Vale do Silício. As empresas que começarem a trilhar este caminho terão uma vantagem competitiva enorme sobre quem adota métodos em cascata de cinquenta anos atrás.

AT: A qual tipo de profissionais o tema Contratação Ágil deve interessar?

FR: Qualquer pessoa que tenha interesse em implantar e escalar ágil na empresa em que trabalha ou gerencia. Se o profissional busca convencer seu gerente a adotar ágil, vai encontrar nesse painel alguns fortes argumentos. Se o gerente quer aprender como implantar e contratar agilidade, vai aprender bastante.

AT: Quais empresas já estão usando/praticando Contratação Ágil?

FR: Além das empresas que estão representadas no Painel (Dafiti, Itáu/Rede, RDI e Concrete Solutions), existem experiências muito relevantes de implantação ágil e desenvolvimento de produtos na Globo.com, UOL, Locaweb, INDT (Manaus), Wallmart e Buscapé, por exemplo.

AT: Fernando, obrigado pela entrevista e até o Agile Trends 2015!