Programação #SuperTrends2017

1° Dia

Trilha
Gestão de Produtos
Trilha
Gestão de pessoas, Cultura e Equipes
Trilha
Agile UX
Trilha
Data Analytics
09:00 Credenciamento e Welcome Coffee
09:30 Abertura Oficial
09:45 Special Talk Special Talk Special Talk Special Talk

11:00 Trend Talks A habilidade que todo agilista precisa desenvolver
Ceci Fernandes (ThoughtWorks)
Agile & UX, O Despertar da Força
Giu Vicente (Softexpert)

“Seja lá qual for seu papel, se você trabalha em um time ágil, há várias habilidades que precisarão ser exercitadas. Espera-se de todo membro de um time ágil que tenha comprometimento, transparência… e mais um monte de habilidades, que precisarão ser desenvolvidas! Venha estruturar um caminho e criar um vocabulário das principais habilidades que um agilista precisa desenvolver e o porquê de sua importância. Por fim, explore a habilidade das habilidades — o que vai tornar seu caminho (e de seus treinandos) em Agile mais efetivo e eficiente.”

“Focar no usuário e entregar valor são apenas alguns dos pontos em comuns entre os conceitos de métodos ágeis e experiência do usuário. Apresentaremos a evolução da criação de uma área de User Experience que levou à adoção de métodos ágeis trazendo para uma empresa de mais de 20 anos uma mentalidade centrada no usuário.”

Trend Talks Trend Talks Trend Talks Trend Talks

12:10 Almoço livre
13:50 Fishbowl
Fishbowl
Fishbowl
Fishbowl
14:50 Trend Talks Repensando a cultura organizacional com o people centric management
Flávio Alves (Novatics)
Designers Facilitadores
Anderson Gomes (ContaAzul)
Trend Talks

“Os novos modelos de trabalho estão crescendo e desafiando as organizações a repensarem suas regras e seus modelos para que possam continuar competindo e retendo talentos. É intrigante, pra não dizer assustador, que mesmo em um modelo de produção pautado no conhecimento, muitas empresas utilizam mecanismo de gestão fortemente baseado no modelo industrial. Com todos seus organogramas, papeis e relações de poder. Romper essa barreira (com “todo mundo querendo te f%d$r”) e caminhar para um modelo de co-propriedade parece ser romântico, será impossível?”

“Para resolvermos problemas complexos, precisamos compreende-los de forma multidimensional e sistêmica. Para isso, torna-se essencial captar percepções de pessoas com diferentes modelos mentais e alcançar soluções consensuais. O designer torna-se um facilitador quando consegue guiar dinâmicas de cocriação que estimulam a colaboração. Nesta talk irei explicar como temos feito estas dinâmicas e promovido a cultura colaborativa unida a processos ágeis de desenvolvimento de software.”

Como Fazer Produtos Invisíveis – Gerência de Produtos sem UI
Eduardo Rocha (In Loco Media)
Agile para seleção de times
Michel Pereira Cordeiro (CEUMA)
Trend Talks Trend Talks

“Muitos produtos digitais são API’s e acabam sendo invisíveis para os usuários, porém grande parte da literatura disponível sobre gerência de produtos tem foco em UI e UX como base para desenvolvimento dos produtos. Os produtos de Dados da In Loco Media são interfaces, APIS e informações analíticas disponíveis em BD, plataformas que acabam sendo transparentes e invisíveis para quem usa o produto. Quais os desafios em fazer produtos dessa forma? Qual a melhor forma de testar e medir o progresso dos produtos invisíveis?”

“Nesta palestra iremos refletir sobre a mudança constante com que tudo acontece na tecnologia e como buscamos pessoas com novas características para responder a essas mudanças. Nesse contexto, vamos conversar sobre nossos processos atuais de recrutamento, se realmente eles estão alinhados com esse desafio, vamos conhecer alguns processos inovadores e vamos aprofundar em um case utilizando agile para recrutar todo um time de desenvolvimento. Entenderemos como passar por todos os estágios do modelo de Tuckman e observar características além das técnicas para formar nossas equipes.”

16:00 Coffee-break & networking
16:30 Como fazer a gestão de vários produtos dentro de um time ágil
Leonardo Monteiro de Miranda (Globosat)
O diagnóstico do Agente de Mudança
Rafael Ferreira Buzon
Trend Talks Trend Talks

“Atualmente temos um time ágil na área de Plataformas Digitais da Globosat responsável pelo desenvolvimento e manutenção de vários produtos (Globosat Play, Combate Play, Premiere Play, Gloob Play, etc..).
Vou apresentar como é o trabalho de gestão do backlog desses produtos, alinhando as expectativas dos stakeholders com as do time ágil
Como priorizamos as novas funcionalidades com a manutenção evolutiva e corretiva desses produtos.
Como definimos o planejamento do MVP e os releases de cada versão dos produtos.”

“Um agente de mudança, seja um Scrum Master, Agile Coach ou outro papel, além de sua experiência e sensibilidade para ler o ambiente e propor melhorias, precisa de algum mecanismo para coletar percepções, mesmo que contraditórias, dos integrantes de uma equipe, a fim de estudá-las e propor hipóteses para se experimentar no ambiente. Está técnica, dentro de um contexto 1on1, possibilita: A coleta de percepções dos membros da equipe; A crianção de um ambiente controlado e seguro para feedback e coaching; A posterior análise dos dados e; Interpretações e possíveis ações.”

Trend Talks Mudamos, logo existimos!
Ana Cláudia Mendonça (TST)
Trend Talks Trend Talks

“Entregar uma nova capacidade a uma organização requer uma mudança não só na nova forma de trabalhar ou na entrega de um software, mas também no engajamento e na transformação das pessoas. A mudança diz respeito ao negócio, tecnologia e processo, mas também é necessário olhar para a transição – que diz respeito às pessoas, para que a mudança seja instalada na cultura. Inspirados nos 8 passos da mudança de John Kotter, é possível fazer esse processo com a participação das pessoas.”

17:50

One Minute Talk

Esse formato foi pensado para abrir espaço a mais ideias de impacto e para potencializar a interatividade e o networking entre os participantes do evento.

18:20 às 20:00

Happy Hour na área de estandes

Após a última apresentação, estendemos a programação com um grande happy hour para todos os participantes, palestrantes e patrocinadores. Uma ótima oportunidade de networking e troca de experiências!

2° Dia

Trilha
Agile em Grandes Empresas
Trilha
Comunidade
Trilha
Agile Coaching
Trilha
DevOps
09:00 Credenciamento e Welcome Coffee
09:30 Ágil com governança corporativa, sim, é possível!
Rafael Auday (Natura)
Como Fazer Escopo Fechado
Klaus Wuestefeld (HE:labs)
Trend Talks Trend Talks

“Entenda como a Natura, maior indústria de cosméticos da América Latina, está utilizando os conceitos do desenvolvimento ágil para impulsionar a inovação digital.
Nesta palestra, será mostrado como a Natura vem utilizando o Ágil, mesmo sob a Governança corporativa e a Lei SOX para ganhar velocidade e aumentar o faturamento do e-commerce, unir negócios e TI e aprovar projetos com mais facilidade.
Se você trabalha em uma grande empresa e está enfrentando problemas para implementar o Ágil, venha escutar o nosso case e compartilhar suas experiências.”

“Os projetos de escopo fechado ainda são maioria dentre os projetos médios e grandes. Em vez de continuar negando essa realidade, venha descobrir como lidar com ela da forma mais ágil possível.”

Trend Talks Visual Engagement: O Pensamento Visual na adoção de práticas emergentes em times ágeis
João Reis (Viva Real)
Trend Talks Docker como super comandos
Rafael Gomes (ThoughtWorks)

“Praticas Emergentes e Pensamento Visual são conceitos amplos que tendem a subjetividade em nossas discussões. Nos últimos anos muito tem se falado isoladamente sobre esses assuntos, mas, o que de fato entendemos? O que são práticas emergentes? por que devemos utilizá-las? Pensamento Visual não é só desenhar ao invés de escrever? Será que essas duas coisas combinam?
Essa palestra tem o intuito de mostrar através de exercícios simples como o engajamento visual pode apoiar a adoção de práticas emergentes em times ágeis, trazendo clareza e objetividade à tomada de decisões complexas.”

“Já pensou em ter as ferramentas necessárias para seu build e/ou criação de infraestrutura complexa na nuvem, executando, em seu servidor de entrega contínua, sem precisar abrir ticket? Não importa quão complexa seja sua necessidade, você pode ter ela atendida com definições dentro do seu código. Isto já é possível hoje.
Utilizando imagens docker, e um pouco de imaginação, é possível fazer uso de suas habilidades para iniciar containers de vida curta, que aqui chamamos de “”super comandos””.”

10:50 Trend Talks SCRUM SetUp Canvas
Jorge Audy (DBServer)
Assessment Organizacional
Juliano Ribeiro (Objective)
Aplicando DevOps em Grandes Corporações
Luiz Fernando Testa (CI&T)

“O início de um projeto SCRUM exige uma série de parâmetros e combinações relativos a estratégia, tática e tecnologia, como declarar a solução atual, a nova a ser construída pelo projeto e seu diferencial competitivo, a arquitetura, boas práticas e ferramentas desejadas, o formato de sprint, métricas, DoR, DoD, ausências com férias, feriadões e licenças, além de uma análise sobre reserva técnica e atividades conhecidas para a Sprint Zero. Mais que uma palestra sobre um artefato, um debate sobre pré-requisitos e informações, técnicas e metodológicas, para um bom Release Plan.”

“Você já se perguntou se está indo no caminho certo? Especialmente sobre a agilidade, o contexto é tudo, mas estar preso demais ao seu próprio contexto pode estreitar a sua visão e dificultar avaliar o seu real estado. Nesse momento, uma visão externa, de alguém experiente, pode lhe permitir encontrar os seus principais pontos de alavancagem e evitar cometer os erros que profissionais sêniores já passaram.
Nessa talk falaremos sobre como estruturamos nosso modelo de assessment, como é o processo e comentaremos sobre exemplos de grandes de pontos de alavancagem encontrados nos últimos trabalhos.”

“Assunto que será abordado:
Por onde e como começar aplicar DevOps em grandes corporações?
Diferenças entre DevOps para Start-Ups vs Grandes Corporações
Principais barreiras a serem quebradas
Mudança de MindSet Corporativo
Principais ganhos para a corporação”

Trend Talks Transformação digital e Inovação: como abordá-las?
Paulo Caroli (ThoughtWorks)
Trend Talks Trend Talks

“O mundo está mudando cada vez mais rápido. Com o advento da internet, da mobilidade, das redes sociais e a computação nas nuvens, tudo ficou acelerado. Antigamente, o surgimento de produtos inovadores era mais lento e provavelmente não iriam derrubar o CEO. Ele se aposentaria antes disso.
Agora é diferente. O futuro chega mais rápido. E, com ele, a inovação disruptiva, aquela que altera o seu negócio pela raiz. Que vai derrubar um CEO após o outro e tirar a empresa do mercado.
A mensagem é clara: só vão sobreviver os mais ágeis e inovadores. É questão de tempo, mas esse tempo é curto. Quem não se reinventar vai ficar de fora.
Vamos conversar sobre uma abordagem que ilustra como gerenciar para o desempenho atual, porém maximizando futuras oportunidades de crescimento.”

12:00 Almoço livre
13:40 Fishbowl
Fishbowl
Fishbowl
Fishbowl
14:40 Trend Talks Começando com limites WIP
Wesley Zapellini (Plataformatec)
Trend Talks Trend Talks

“Limitar o trabalho em progresso é um dos fundamentos do Kanban e da filosofia Lean.
No entanto, ao dar os primeiros passos na adoção da prática, notamos alguns obstáculos, como por exemplo a resistência dos stakeholders e a dificuldade em escolher os limites adequados para as colunas do quadro.
Nesta sessão quero compartilhar um conjunto de recomendações para vencer estes e outros obstáculos da incorporação dos limites WIP em fluxos de trabalho. Estas recomendações foram compiladas após adotar a prática em projetos da Plataformatec.”

Trend Talks Game Quiz sobre a cultura Agile
Herbert Parente (Conselho de Justiça do Trabalho)
Trend Talks Trend Talks

“Esta palestra não será mais uma apresentação sobre métodos ágeis e a cultura Lean/Kanban.
Durante os 25 minutos iremos rodar um GAME GIZ com diversas perguntas (básicas e outras profundas) que irá testar seu conhecimento sobre Agile e, principalmente, como está seu mindset acerca da cultura por trás do movimento Ágil. Ao final, brindes serão dados os campeões. Nos divertindo iremos rever e aprender.”

16:00 Coffee-break & networking
16:30

One Minute Talk

Este formato foi pensado para abrir espaço a mais ideias de impacto e para potencializar a interatividade e o networking entre os participantes do evento.

17:00 Keynote final

18:00 Encerramento e Troféu

 

Show Me Your Board

Os Boards serão exibidos no dia 13/abril entre 13h40 e 14h40 na área de estandes.

Board 1: Yandeh – Netsuper S/A
Rafael Capra
Board 2: Concrete Solutions
Rodrigo Silva Pinto
Board 3: Caelum
Lucas Takeshi
Board 4: Em breve Board 5: Thoughtworks
Mayra Souza
Board 6: Youse
Rafael Camargo