Programação Agile Trends Belo Horizonte 2016

Sábado, 10 Set

Sala Insights
09:00 Credenciamento
09:30 Abertura
09:40 Integração dos Participantes
10:00 Aprendendo a aprender

Leandro Angelo (CI&T)

Promover melhoria de maneira contínua sempre é um desafio e uma das dificuldade está em estabelecer uma cultura de troca de experiências que capture ao máximo o aprendizado emergente promovendo um ciclo de kaizen de alto impacto. Tínhamos que tornar a dinâmica de retrospective mais rica e precisávamos compartilhar todo o aprendizado e inovação. Vamos compartilhar como aprendemos a discutir soluções de problemas complexos envolvendo muita gente inteligente e de opinião forte, trazendo mais objetividade, cadência e consenso sobre impacto e prioridades baseado em experiências.

Retrospectivas Efetivas e Divertidas

Rafael Oliveira (ThoughtWorks)

É comum quando se adota metodologias ágeis, ou simplesmente quando se busca melhoria contínua, iniciar a prática de realizar retrospectivas. Existe até a receita básica de perguntar “o que deu certo, o que precisa melhorar” para guiar a reunião. No entanto, existem uma infinidade de práticas que podem ajudar a tornar esta prática mais efetiva. Vamos explorar essas práticas, sobre como tornar o ambiente da reunião mais seguro, para que todos tenham a oportunidade de participar, técnicas para aprender com o passado e até mesmo como se preparar para o futuro, entre outras atividades.

11:00 Coffee-break & networking
11:30 Atingindo Objetivos com OKRs

Dairton Bassi (Agile Trends)

O método OKRs (Objectives and Key Results), criado na Intel e disseminado mundialmente a partir da Google Ventures, vêm como uma solução poderosa para a definição e acompanhamento de metas, auxiliando equipes e indivíduos a direcionarem esforços para maximizar as suas contribuições para a empresa.
Vamos entender o que são OKRs, como eles podem contribuir para os melhorar os resultados de equipes de software e também vamos apresentar boas práticas para a implementação dessa disciplina em sua empresa.

12:30 Almoço livre
14:00 Fishbowl: Planejamento e Estimativas Ágeis

Isabella Fonseca (TOTUM Consultoria)

15:00 Recrutamento Ágil: Agilidade além do desenvolvimento de software

Kelly Maia (ThoughtWorks)

Venha descobrir como acontece um processo seletivo realmente colaborativo. De maneira geral, o recrutamento em empresas mais tradicionais é ditatorial: são os chefes que escolhem os novos contratados. Em empresas mais modernas, as decisões são baseadas em democracia. E quando não existem chefes, de quem é a palavra final? Nesta palestra vamos compartilhar como trouxemos os valores da agilidade para formar um processo seletivo baseado em consenso, no qual a opinião de todos tem a mesma validade.

Eliminando o desperdício para entregar valor

Stefano Santos (DíghitoBrasil)

Eliminar o desperdício é um dos sete princípios do desenvolvimento Lean de software e é a essência do que é a produção Lean. Para praticar este princípio, com o objetivo de sermos mais eficientes e eficazes, devemos sempre estar atentos a alguns aspectos do nosso processo de desenvolvimento para reconhecer o que é desperdício. Nesta trend talk você aprenderá a enxergar quais são os desperdícios do desenvolvimento de software e o que podemos fazer para reduzir e eliminar estes vilões que minam a efetividade da solução e roubam a energia de nossos times.

16:00 Coffee-break & networking
16:30 Agile UX: do nascimento à maturidade

Tiago Silva (UNIFESP)

Na Agile Conference de 2011, Matin Fowler afirmou que uma das tendências e desafios para os Métodos Ágeis era a integração com UX. Tal integração já foi vista como uma barreira. Hoje é vista como necessidade para equipes de desenvolvimento de software. Se quisermos fazer Agile UX de verdade, precisamos entender que os Usuários não devem ser apenas representados, mas diretamente envolvidos no desenvolvimento do nosso produto. Nesta palestra apresentaremos uma análise da evolução do tema Agile UX, passando pelas diferentes etapas – do seu nascimento até seu momento atual – bem como projeções de tendências e desafios futuros. Se você quer saber no que consiste Agile UX, esta palestra é para você!


17:30

One Minute Talk

Este formato foi pensado para abrir espaço a mais ideias de impacto e para potencializar a interatividade e o networking entre os participantes do evento.
Prepare a sua One Minute Talk para falar para uma audiência de 550 pessoas da Indústria de Software!

18:00 Encerramento