Programação Campinas 2016

Sexta Feira, 24 Jun

Horário Sala Sinapses
08:30 Credenciamento e Welcome Coffee
09:18 Abertura
9:30
Aprendendo a aprender
TREND TALK Leandro Angelo (CI&T) 18 minutos

Promover melhoria de maneira contínua sempre é um desafio e uma das dificuldade está em estabelecer uma cultura de troca de experiências que capture ao máximo o aprendizado emergente promovendo um ciclo de kaizen de alto impacto. Tínhamos que tornar a dinâmica de retrospective mais rica e precisávamos compartilhar todo o aprendizado e inovação. Vamos compartilhar como aprendemos a discutir soluções de problemas complexos envolvendo muita gente inteligente e de opinião forte, trazendo mais objetividade, cadência e consenso sobre impacto e prioridades baseado em experiências.

Quem não quer ser Ágil? Mas por onde começar?
TREND TALK Alan Braz (IBM) 18 minutos

Agilidade está em todo lugar hoje em dia. O CIO quer que a empresa toda seja Ágil, desde o RH passando pelo Marketing e quem sabe até o Desenvolvimento de Software :D.
Mas por onde começar? Mandar todo mundo fazer CSM? Reformar todas as baias para open-space? Remover o papel de gerente? A lista de perguntas é infinita, porém todas as respostas requerem grande esforço, disciplina e principalmente mudança de Cultura.
Vamos discutir aqui, atitudes simples, do nosso dia-a-dia, nas quais podemos aplicar a “filosofia Ágil” com o objetivo de promover uma mudança real, ao invés de travar batalhas gigantescas para implantar novos métodos e ferramentas.

Rodada de discussões 18 minutos
10:30 Coffee-break & networking
11:00
Chega de “tapa na UX”
TREND TALK Tiago Silva da Silva (UNIFESP) 18 minutos
Você é Designer, UX Designer, UXer, Desenvolvedor, Gerente, Analista ou, de alguma forma, está envolvido com o desenvolvimento de software?
Você já ouviu ou falou algo como: “- Dá um tapa na UX aí!”; “- Faz a UX da minha app aí?”; “- Tá faltando UX aí nessa interface!”; “- Tem UX demais aí!”?
Se sim para qualquer uma das opções acima, por favor, compareça nesta talk.
Vamos tentar esclarecer alguns conceitos para que você NÃO mais:
– Queira contratar ou seja chamado de “design”;
– Peça um “tapa no designer” (coitado do designer);
– Peça mais “design think”.
Agile UX vs Lean UX
TREND TALK Alessandra Peguim Rosa (Instituto de Pesquisas Eldorado) 18 minutos

Lean UX é uma abordagem prática dos entregáveis de UX, oferece dinamismo e rapidez para fazer com que os MVPs (Produto Viável Mínimo) de UX não sejam atrapalhados pela burocracia. Enquanto o Agil UX integra os métodos de UX dentro das metodologias ágeis para criação de projetos usada por equipes de desenvolvimento. Curiosamente as equipes de Lean UX se utilizam do Agile UX para coordenar o desenvolvimento de software e agregar valor ao time de desenvolvimento.

Rodada de discussões 18 minutos
12:00
Como o modelo de gestão limita os resultados de uma empresa
TREND TALK Matheus Haddad (Webgoal) 18 minutos

Gestão é a mediação do uso de recursos e a coordenação do esforço humano para alcançar um determinado objetivo, o que estabelece, em última análise, um processo de tomada de decisão e um jeito de trabalhar que permitem criar valor para todos os stakeholders envolvidos no negócio (trabalhadores, clientes, fornecedores, acionistas e sociedade). Assim, quando uma empresa adota um modelo de gestão, ela está fazendo uma escolha muito importante que determinará o potencial do negócio em obter bons resultados. Nessa Trend Talk, você vai descobrir como o modelo de gestão de uma empresa é o fator limitante do seu desempenho e o como efeitos colaterais indesejados dessa escolha podem levar ao baixo engajamento das pessoas no trabalho.

Atingindo Objetivos com OKRs
TREND TALK Dairton Bassi (Agile Trends) 18 minutos

O método OKRs (Objectives and Key Results), criado na Intel e disseminado mundialmente a partir da Google Ventures, vêm como uma solução poderosa para a definição e acompanhamento de metas, auxiliando equipes e indivíduos a direcionarem esforços para maximizar as suas contribuições para a empresa.
Vamos entender o que são OKRs, como eles podem contribuir para os melhorar os resultados de equipes de software e também vamos apresentar boas práticas para a implementação dessa disciplina em sua empresa.

Rodada de discussões 18 minutos
13:00 Almoço
14:00
Fishbowl: Planejamento e Estimativas Ágeis
TRENDS in ACTION Rafael Camargo (Youse) 50 minutos

Em quanto tempo o projeto ficará pronto? Como faço para estimar? Quais técnicas utilizo para planejar? Como reduzo as incertezas do projeto? Até que nível de detalhes preciso especificar?
Essas são questões frequentes em equipes de software, pois uma das grandes dificuldades de desenvolvedores, analistas e gestores é o equilíbrio dos esforços em planejamento com a real previsibilidade e redução de riscos que esses esforços proporcionam. Porém, esse tema infelizmente é complexo e não possui uma resposta única e fechada. O tamanho da equipe, a experiência dos participantes e as características do projeto são algumas variáveis que tornam cada projeto único. Portanto, conhecer técnicas e experiências diversas é uma maneira importante de melhorar a fase de planejamento. Neste fishbowl teremos a oportunidade de compartilhar experiências reais e identificar boas e más práticas para estimativas e planejamento.

15:00
O lean aplicado aos adquirentes e sub adquirentes do comercio nacional
TREND TALK Alexsander Peguim (Braspag) 18 minutos

Nos dias de hoje, o Brasil tem 3.5% de todo seu volume comercial transacionado pelo e-commerce. É um mercado em crescimento mesmo com o país em recesso. A concorrência neste mercado é atroz e qualquer inovação pode ser essencial para aumento de market share e até mesmo a continuidade do negócio. Como as premissas do Lean podem ser aplicadas num mercado tão hostil e incerto? Além disso, quais são os impactos que serão criados em cada tomada de decisão?

DevOps: a cultura ágil voltada à infraestrutura
Fernando Celarino (Instituto de Pesquisas Eldorado) 18 minutos

“Cada dia que passa tem sido muito comum sobre o sucesso do DevOps em empresas como Flickr, Netflix, Etsy e outras mais. Mas o que é DevOps de fato? Existe alguma relação com Agile? O seu time e sua empresa estão prontos para isso? Vamos entender o que é DevOps, quais são os seus pilares o que está por trás do sucesso da sua adoção em grandes corporações.”

Rodada de discussões 18 minutos
16:00 Coffee-break & networking
16:30
Liderança Compartilhada
TREND TALK Marcelo Oliveira e Pâmela Rampanelli (ThoughtWorks) 18 minutos

Apresentaremos algumas novas opções de teorias de gestão – acompanhadas de exemplos reais em um ambiente de desenvolvimento ágil – que nos permitem rever as estruturas organizacionais de uma empresa levando-a a um modelo de liderança distribuída. As ideias e exemplos são baseadas em teorias como complexidade e fractais, e trazem uma nova perspectiva para a empresa, na qual cabe à gestão focar em questões como ambiente de trabalho e resultados ao invés de focar em micro-gerenciamento de atividades ou pessoas.

Melhorando nossas decisões
TREND TALK José Fernando Guedes (Dextra) 18 minutos

Apesar de toda ajuda que os métodos ágeis trazem para os projetos, a postura individual de cada membro do time continua tendo um peso fundamental na efetividade das equipes e no sucesso dos projetos. Nesta palestra vamos discutir um pouco como se formam nossas percepções e como tomamos decisões, e o que podemos fazer para melhorar nossa efetividade e potencializar nosso desenvolvimento.

Rodada de discussões 18 minutos
17:30
Mais cultura UX, mais valor no agile
TREND TALK Daniel Chaves (Intel) 18 minutos
Como uma cultura de UX pode fortalecer um ambiente ágil de desenvolvimento? Experiências de como gerir times e iniciativas de UX em grandes empresas para extrair o melhor de um processo ágil e trazer mais valor para as entregas.
Customizando o Scrum para adequar ao dia-a-dia de uma Startup?
TREND TALK Renan Basso e Marcello Marabita (MB Labs) 18 minutos

Esta apresentação se trata de um relato de caso sobre o dia a dia de uma startup que atende vários clientes com diferentes processos, e precisa adequar o scrum para as diferentes demandas em diferentes tipos de projetos, elevando ao máximo as entregas, aliando a satisfação dos clientes que estão inseridos no processo de desenvolvimento.

Rodada de discussões 18 minutos
18:30
One Minute Talks
KEYNOTE 30 minutos

O Agile Trends sabe que seus participantes possuem muitas experiências para compartilhar. Por isso criamos as sessões One Minute Talks, onde o palco e o microfone do Agile Trends estarão disponíveis para os participantes que quiserem compartilhar suas ideias, opiniões, falar sobre tendências, apresentar o seu negócio, contar um caso, compartilhar uma dificuldade, pedir ajuda em um problema… cada um terá 60 segundos para transmitir a sua mensagem como preferir.

19:00 Encerramento