Programação Recife

Correalização:

Sexta Feira, 24 Março

Horário Sala Sinapses
09:00 Credenciamento
09:30 Abertura
10:00
From Doing to Being Agile
TREND TALK Ricardo Peters (C.E.S.A.R) 18 minutos

Da adoção de um framework ao desenvolvimento de uma equipe de alto desempenho, uma jornada de três anos, nossos desafios e o que nós aprendemos com eles. Uma experiência direto das trincheiras, que rodou no CESAR, instituto de inovação em Recife.

A Bala de Prata para o Desenvolvimento de Software Ágil
TREND TALK Andrea Pinto (Pitang) 18 minutos

Nessa talk será abordada a real bala de prata para o desenvolvimento de software ágil. Ano após ano a partir do surgimento de metodologias para o desenvolvimento de software primeiramente baseadas em processos industriais, estamos presenciando o nascimento e a morte de diversas soluções: tecnologias, ambientes de desenvolvimento de software, frameworks, metodologias, processos, modelos, técnicas e abordagens para o desenvolvimento de software. O mesmo continuou ocorrendo nos últimos 16 anos, após a escrita do Manifesto para Desenvolvimento de Software Ágil. Invariavelmente cada uma das soluções que surgem auto denominam-se como balas de prata. E qual será “A” bala de prata do desenvolvimento de software ágil? Ficou curioso? Aguardo você lá.

Rodada de discussões 18 minutos
11:00 Coffee-break & networking
11:30
Retrospectivas Efetivas
TREND TALK Samuel Cavalcante (K21) 18 minutos
A retrospectiva por vezes é uma cerimonia mau compreendida e considerada repetitiva por muitas pessoas. Essa palestra visa apresentar formas de deixar as retrospectivas dos times mais efetivas e menos cansativas.
Facilitador! Quais as competências desse papel dentro do mundo ágil?
TREND TALK Marcely Santos (ThoughtWorks) 18 minutos

Um dos papéis e talvez, um dos perfis mais difíceis de se encontrar no mundo corporativo é o do Facilitador. E o mundo ágil necessita fortemente da desse papel. Além de muito mais que conhecimento, as pessoas facilitadoras precisam ter algumas habilidades e atitudes, pois são responsáveis pela criação de um ambiente que permita ao grupo atingir o objetivo. Um time pode passar por diferentes momentos que influenciam no nível de colaboração e para que o ambiente funcione, é necessário que exista empatia, respeito, confiança, liberdade, diálogo, sinergia e compartilhamento. O papel do facilitador é garantir que exista responsabilidade, liderança e colaboração entre as pessoas participantes. Além de tornar simples as coisas, dinamizar questões para haver entendimento. Para ser facilitador, além de ter conhecimento no método de trabalho, precisa gostar de servir as pessoas, de ajudar todo o time no que for possível. Meu objetivo nessa talk é conversamos sobre quais as competências do facilitador a serem desenvolvidas em seu perfil para trabalhar nesse mundo ágil.

Rodada de discussões 18 minutos
12:30 Almoço
14:00
Fishbowl: Liderança Ágil! Maturidade do Time ou da Organização?
TRENDS in ACTION Diego Asfora (ThoughtWorks) e Diana De’ Carli Valença (ThoughtWorks) 50 minutos

Um tema que sempre surge é que meu time não teria maturidade para fazer isso! Ou mesmo que ninguém iria trabalhar nessas condições. Uma conversa sobre autonomia! Quanto as organizações estão preparadas para lidar com times “maduros”? Como elas essas afirmações evitam de adotar essa forma de gestão? O que seria um time Maduro? E uma organização?

15:00
Atingindo Objetivos com OKRs
TREND TALK Dairton Bassi (Agile Trends) 18 minutos

O método OKRs (Objectives and Key Results), criado na Intel e disseminado mundialmente a partir da Google Ventures, vêm como uma solução poderosa para a definição e acompanhamento de metas, auxiliando equipes e indivíduos a direcionarem esforços para maximizar as suas contribuições para a empresa.Vamos entender o que são OKRs, como eles podem contribuir para os melhorar os resultados de equipes de software e também vamos apresentar boas práticas para a implementação dessa disciplina em sua empresa.

Os novos desafios da gestão no século da complexidade.
Tadeu Marinho (Agile Coach e fundador da Conhecendo.me) 18 minutos

A alta exigência de clientes refletida em contratos cada vez mais desafiadores têm provocado a necessidade de uma constante evolução na forma com a qual desenvolvemos softwares. Processos formais e burocráticos cederam espaço para métodos mais ágeis, onde responder a mudanças através da colaboração entre membros de um time tornou-se mais importante do que seguir fielmente um plano previamente elaborado. Diante deste novo cenário, a gestão moderna vêm sendo questionada. Com mais de cem anos de idade e focada em uma estrutura de decisões top-down, este modelo torna-se cada vez mais obsoleto para a realidade atual. Neste talk irei relatar algumas das dificuldades encontradas por gestores e líderes e como estou mudando minha forma de pensar e agir, entendendo que a gestão é importante demais para ser deixada apenas para os gerentes.

Rodada de discussões 18 minutos
16:00 Coffee-break & networking
16:30
Agile Enterprise Tree
TREND TALK Teresa Maciel (Universidade Rural de Pernambuco) 18 minutos

Esta palestra vai apresentar uma visão geral e estruturada sobre o tema Agile Enterprise. Conceitos fundamentais serão abordados utilizando como base visual a Agile Enterprise Tree, a qual representa uma empresa e onde elementos fundamentais de uma “agile enterprise” estão organizados. Habilidades a serem desenvolvidas, valores e princípios a serem incorporados, assim como alguns mecanismos que podem favorecer uma empresa em sua jornada rumo à agilidade são discutidos a partir desta estrutura, assim como a relação entre eles.

A Psicologia Cognitiva por trás da Transformação Digital.
TREND TALK Fabio Pereira (Thoughtworks) 18 minutos

Ganhe uma visão inovadora sobre o comportamento humano no mundo digital. Como Psicologia Cognitiva e Behavioral Economics podem revolucionar a sua estratégia digital de produtos e serviços ajudando a resolver problemas como personalização em escala.

Rodada de discussões 18 minutos
17:30
One Minute Talks
KEYNOTE 30 minutos

O Agile Trends sabe que seus participantes possuem muitas experiências para compartilhar. Por isso criamos as sessões One Minute Talks, onde o palco e o microfone do Agile Trends estarão disponíveis para os participantes que quiserem compartilhar suas ideias, opiniões, falar sobre tendências, apresentar o seu negócio, contar um caso, compartilhar uma dificuldade, pedir ajuda em um problema… cada um terá 60 segundos para transmitir a sua mensagem como preferir.

18:00 Encerramento


O Agile Trends Recife 2017 será realizado no
Auditório do Empresarial Isaac Newton
Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4779
Ilha do Leite, Recife – PE, 50070-160