Carta de Perspectivas 2022
Nesta carta compartilho algumas conquistas e a nossa visão para 2022, pensando e criar novas possibilidades para nos aproximarmos.
Em 2021, nosso plano foi reforçar o posicionamento do Agile Trends como principal referência no Brasil em eventos de agilidade, sejam eles presenciais ou online. Atingimos esse objetivo alcançando milhares de novas pessoas e empresas através de conferências virtuais.
Aliás, desde o início da pandemia, realizamos mais de 90 eventos online em diversos formatos e plataformas, desenvolvendo um know how relevante que agora nos permite projetar nossas conferências com mais complexidade e também executar eventos de parceiros entregando o mesmo nível de experiência e conteúdo.
Em meio a essa maratona, destaco os 2 Festivais Agile Trends que reuniram mais de 25.000 brasileiros, e também 3 festivais internacionais, viabilizados a partir a uma parceria bem sucedida com o Santander, que projetou o Agile Trends na Europa e na América Latina. Estes eventos alcançaram participantes de 91 países e permitiram criarmos laços importantes com agilistas ao redor do mundo, especialmente com a comunidade espanhola.
Fizemos tudo isso com iniciativas pagas e gratuitas, sem deixar de cumprir um importante papel social que entendemos ser também nossa responsabilidade. Durante a pandemia, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre agilidade sem precisarem desembolsar nenhum real para isso. Todos fomos penalizados, mas felizmente encontramos formas de fazer alguma diferença, e isso faz os esforços valerem a pena.
Agora, encerramos este ciclo que se limita somente a iniciativas virtuais. Em 2022 o Agile Trends retomará as conferências presenciais. Nossos planos incluem 4 grandes eventos para públicos distintos. O maior deles será em São Paulo para 3.000 participantes. Teremos uma edição GOV, em Brasília, tratando de agilidade no setor público, e outros dois em formato online, sendo um deles novo e dedicado a temas técnicos, o DEV Trends.
Também pensando em 2022, tenho conversado com gestores, executivos e especialistas de dezenas de empresas sobre perspectivas pessoais e a forma como suas organizações pretendem operar no próximo ano. O modelo de trabalho híbrido será definitivamente a nova realidade para a maioria das empresas. As pessoas querem a flexibilidade de intercalar dias em home office com a dinâmica do escritório. Esse novo cenário pode trazer grandes benefícios para pessoas e empresas, mas, sem dúvidas, é mais desafiador para a liderança.
As conferências que realizaremos serão oportunidades para aprendizado e inspiração a partir de cases de todos os tipos, trazendo insights para acelerar muitas jornadas de transformação ágil. Temos um grande plano, e apesar de incertezas econômicas e políticas, nossa perspectiva é otimista. Estamos certos de que criaremos oportunidades e grandes experiências para os parceiros, associados, palestrantes e participantes que a nós estiverem conectados.
O ano de 2021 foi intenso! Mas o Agile Trends está só no início. 2022 será ainda melhor. Temos muito a fazer e estamos ansiosos para levar agilidade mais longe pelo Brasil.
Dairton Bassi
Fundador e CEO