CSPO – CERTIFICAÇÃO SCRUM PRODUCT OWNER

SCR20146-Logos-Final-RGB-CSPO

O curso oficial de CSPO foca nas responsabilidades do Product Owner, uma peça fundamental no Framework Scrum. Grande parte do curso discute em detalhes o papel do Product Owner e suas responsabilidades.
O treinamento foi desenvolvido com base em observações do desempenho de PO’s em diferentes organizações, que funções pode vir a desempenhar e qual o perfil mais adequado para um PO. São vistos na prática os cinco níveis de planejamento indispensáveis para o PO, compreensão do retorno de investimento e quantificação de valor de negócio, técnicas de criação e amadurecimento de Backlogs, realização do Release Planning e técnicas de negociação e colaboração.

CSPO

Público-alvo

Gerentes de projeto, desenvolvedores de software, gerentes funcionais, área de operações, área de vendas, marketing, engenheiros e arquitetos, demais gestores e executivos.

Pré-requisitos

Vivência ou experiência com gerenciamento de projetos, seja como Gerente de Projetos ou membro de equipe Scrum.

 
Carga horária: 16 horas
Total de vagas: 30
Idioma: português
Instrutor: Heitor Roriz (Certified Scrum Trainer)

Turmas disponíveis

Ementa

Teoria do Scrum

Os três pilares do Scrum (inspeção, transparência e adaptação) são explicados e os valores resultantes e fundamentais são examinadas em detalhes: responsabilidade, auto-organização e auto-gestão, senso de urgência, comprometimento, excelência técnica, ritmo, disciplina, respeito e coragem.

O Framework Scrum

Reuniões, artefatos e papéis que compõem o processo Scrum.

As diferenças entre Agile e projetos tradicionais

Definição de Agile Project Management, o foco nas necessidades do cliente, o alinhamento da visão, compreender e analisar o “caminho do desconhecido”, a definição de ROI e Business Value, a complexidade e a aceitação da (im)precisão.

Estimativas e Planejamento

Os cinco níveis de estimativas e conceitos de planejamento, pensar em diferentes níveis de abstração, o framework Scrum a partir do ponto de vista de um Product Owner, as tarefas realizadas antes de um projeto, as tarefas do PO durante e depois de um Sprint, a construção do Product Backlog, a Dinâmica do Product Backlog, técnicas de priorização, planning poker, theme screening, Kano, análise de riscos , escrita e quebra de user stories. Como fazer o gerenciamento de custos e riscos em projetos Scrum.

Planejamento de Release

A importância do planejamento de releases, as técnicas para reuniões de planejamento de release.

Product Backlog Grooming

Dicas úteis para o alinhamento do Scrum e das necessidades organizacionais (métricas, relatórios, etc.) usando o Product Backlog, amadurecimento do Product Backlog.

Evolução Scrum

Definição de Scrum Distribuído, Scrum of Scrums, Configurações de Product Owner e Backlogs, Scrum além de software, aspectos de Scrum e processos pré-definidos como PMBOK, CMMI.

Outros tópicos conforme demandado pelos participantes, dentro do tempo disponível.

Treinamento oferecido por:

Instrutor:

Heitor Roriz (@hroriz)

rorizHeitor Roriz Filho, MSc, CST é um “agilero”. Atualmente trabalha como Agile Coach e Trainer em São Paulo. Executa trabalhos com Agile e Scrum desde 2004, quando iniciou como developer Java. Foi um dos primeiros do Brasil a obter a certificação Certified Scrum Master (CSM), em junho de 2006. Trabalhou como consultor associado da InoveMais. É o fundador e Agile Coach da Massimus C&T. Possui mestrado em Tecnologia da Informação da Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Tem trabalhado e adquirido experiência em empresas como Itautec-Philco SA, DaimlerChrysler AG, Instituto Fraunhofer, a Fundação Paulo Feitoza (FPF). Durante três anos esteve à frente de vários projetos como Scrum Master e Product Owner para a FPF, para a extinta Siemens Mobile e pra a MAP Cardoso (uma das maiores empresas brasileiras de automação industrial), onde também treinou equipes para implementar e melhorar o Scrum em projetos. Durante mais de 2 anos trabalhou como Gerente de Informação do governo no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (em Manaus, AM), onde implantou Scrum em projetos de arquitetura urbana. Participou como assistente de pesquisa em projetos pertencentes ao LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) do INPA em cooperação com a JICA (Japan International Cooperation Agency) e NASA (Agência Espacial Americana). Heitor é um apaixonado por Agile e Scrum. Acredita plenamente que Agile pode mudar a maneira como se trabalha para alcançar níveis de excelência, de precisão e desempenho. Possui muito interesse em Liderança e Gestão Radicais e Gestão Ágil de Projetos como alavancas de melhoria empresarial.