
A Premiação Agilidade Brasil é o principal reconhecimento aos órgãos que praticam agilidade e as melhores práticas de gestão, valorizando instituições e profissionais que contribuem para o desenvolvimento do setor público e da sociedade brasileira. A edição 2025 visa premiar iniciativas de gestão inovadora e boas práticas ESG.
Ranking de Cases
A participação acontece através do compartilhamento de cases e experiências sobre o uso de abordagens ágeis. Os cases mais bem avaliados farão parte do Ranking dos Cases mais Ágeis do Brasil que será publicado e divulgado amplamente, além de serem condecorados na cerimônia de premiação, que acontecerá durante o principal evento brasileiro de agilidade e métodos modernos de gestão, o Agile Trends GOV 2025.
As instituições pertencentes ao ranking receberão o selo digital Cases mais Ágeis do Brasil, o qual poderão utilizar em materiais de comunicação interna e externa.
Critérios de Avaliação
Os cases serão avaliados por especialistas, gestores, servidores e formadores de opinião do setor, todos com extensa experiência em agilidade, gestão pública e tecnologia.
A análise e avaliação é baseada em 4 critérios:
- Resultados e impactos: serão avaliados os resultados e impactos obtidos de acordo com as evidencias apresentadas.
- Grau de desafio: será avaliado o grau de relevância e complexidade de problema/desafio em questão.
- Inovação em práticas de agilidade e gestão: será avaliado quão inovadoras as iniciativas são em relação às práticas já utilizadas e difundidas no mercado.
- Aprendizado gerado: será avaliado o aprendizado gerado pelo case, valorizando o potencial das ideias e soluções serem reaproveitadas total ou parcialmente em outros contextos.
Importante: a clareza e relevância de informações na redação contribuirão para o entendimento e a avaliação de forma geral.
Categorias
Para uma avaliação adequada à realidade de cada tipo de organização, a premiação está dividida em quatro categorias distintas:
- Órgãos Municipais: Destinada a prefeituras, secretarias municipais, autarquias e demais entidades que atuam na esfera municipal.
- Órgãos Estaduais: Voltada para secretarias, fundações, autarquias e demais instituições vinculadas aos governos estaduais.
- Órgãos Federais: Contempla ministérios, agências reguladoras, autarquias e outros órgãos vinculados à administração pública federal.
- Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista: Abrange empresas estatais e sociedades de economia mista em todas as esferas de governo.
A Premiação
A Cerimônia de Premiação e anúncio dos cases premiados acontecerá no dia 26/agosto em Brasília – DF, no Ulysses Centro de Convenções, durante o evento Agile Trends GOV 2025.
Regulamento
Qualquer instituição com atuação no território nacional pode participar.
IMPORTANTE: conheça o regulamento completo da edição 2025.
Inscrições
Para concorrer, o case deve ser enviado através do Formulário de Cases até 18/junho de 2025 às 23h59.
A inscrição é gratuita para instituições cujos servidores participarão do Agile Trends GOV 2025. Para instituições que não participação do Agile Trends GOV 2025, a taxa de inscrição do case pode ser pagar aqui*.
*A Premiação Agilidade Brasil é uma iniciativa sem fins lucrativos. A taxa de inscrição corresponde a um valor simbólico que é totalmente revertido para custos operacionais da premiação, incluindo a confecção dos troféus, despesas da cerimônia de premiação e também divulgação posterior do ebook com os melhores cases.
Edições Anteriores
Vencedores da Premiação Agilidade Brasil 2024 – Edição Setor Público.
Vencedores da Premiação Agilidade Brasil 2024.
Vencedores da Premiação Agilidade Brasil 2023.
Vencedores da Premiação Agilidade Brasil 2022.