Roberto ‘Pena’ Spinelli é físico formado pela USP (Universidade de São Paulo) e pesquisador na área de Inteligência Artificial, com especialização em Machine Learning pela Stanford University e Deeplearning.AI. Desde 2018, ele se dedica à questão da Consciência Artificial e, mais recentemente, à Segurança da IA. É fundador da PandorIA, um grupo de pesquisa focado nos impactos da Inteligência Artificial na sociedade, buscando caminhos para garantir um futuro seguro e benéfico para a humanidade.
Pena também é divulgador científico, contribuindo há uma década com o podcast Scicast sobre ciência, e colaborou por cinco anos com o Manual do Mundo, onde participou da construção de um dos projetos mais ousados do YouTube, o Submarino Ariranha, para o canal. Junto com Vitor Moreira, apresentou cursos e atividades sobre Inteligência Artificial no SESC Paulista, incluindo o clássico Teste de Turing realizado em uma máquina programada por eles para imitar um humano.
Atualmente, também atua como consultor em projetos de IA e desenvolve suas próprias invenções tecnológicas, exibindo sua criatividade e engenhosidade em seu canal no YouTube, Caramelo Biônico.