Programação Agile Trends GOV 2017

Terça-feira, 15 Ago

Trilha
Gestão de Pessoas, Cultura e Equipes
Trilha
Scrum, Kanban e Metodologias
Trilha
DevOps, Gestão de Produtos e Desenvolvimento

O fator mais importante no desenvolvimento de software é a participação das pessoas. Uma cultura forte e bem disseminada na empresa sustenta as equipes e cria propósito para o engajamento e o comprometimento no longo prazo. Venha conhecer a cultura e modelos de gestão ágeis e modernos.

Esta é a trilha para aqueles que querem entender mais sobre os conceitos e as principais abordagens ágeis para planejamento, estimativas, priorização, gestão visual e diversas outras práticas ágeis, explicadas por grandes especialistas.

Instituições modernas gerem produtos, ao invés de projetos. A gestão de produtos vai muito além da entrega de um escopo planejado, pois está relacionada com resultados e todo o ciclo de vida do software. Como fazer isso? E como endereçar esforços conciliando o desenvolvimento e sustentação do software em produção?. Venha saber como as abordagens ágeis estão resolvendo esses desafios.

08:30 Credenciamento e Welcome Coffee
09:30 Abertura
09:45 Trend Talk

Trend Talker

Trend Talk

Trend Talker

Trend Talk

Trend Talker

“Mas então quem é o gerente do projeto?” : personagens e situações enfrentadas por um time ágil num Senado Federal com 191 anos.

Frederico Marques (Senado Federal)

Sabemos todos que a filosofia ágil tem em seu alicerce a mudança cultural: sem que esta ocorra, as práticas, metodologias e ferramentas tendem ao fracasso. Tentar modificar a cultura de uma instituição é sempre um desafio, ainda mais em uma Casa criada há quase 200 anos. Nesse talk, a ideia é identificar, com bom humor, alguns personagens e situações enfrentadas pelos times ágeis da TI do Senado Federal, na árdua tentativa de modernizar não só a gestão interna, mas também o mindset dos clientes e gestores. Quem está lutando para implantar a filosofia ágil irá, com certeza, identificar muito bem tais casos em seu respectivo órgão. A ideia é compartilharmos as soluções para que encaremos juntos o desafio de construir o Governo do futuro. Não percam!

Trend Talk

Trend Talker

Trend Talk

Trend Talker

11:05 Mudamos, logo existimos!

Ana Claudia Mendonça (Tribunal Superior do Trabalho)

Entregar uma nova capacidade a uma organização requer uma mudança não só na nova forma de trabalhar ou na entrega de um software, mas também no engajamento e na transformação das pessoas. A mudança diz respeito ao negócio, tecnologia e processo, mas também é necessário olhar para a transição – que diz respeito às pessoas, para que a mudança seja instalada na cultura. Inspirados nos 8 passos da mudança de John Kotter, é possível fazer esse processo com a participação das pessoas.

Trend Talk

Trend Talker

Trend Talk

Trend Talker

O jogo dos troféus

Matheus Haddad (Webgoal)

A estrutura organizacional e o modelo de gestão utilizados por uma empresa ou instituição (pública ou privada) influenciam nas relações entre as pessoas e criam um “tabuleiro” onde um “jogo” social pelo poder acontecer. Esse jogo pode ser observado a partir de “troféus” que simbolizam conquistas e acúmulo de capital social dentro do contexto das organizações. Nessa Trend Talk você vai entender os mecanismos que estabelecem esse “jogo dos troféus” e aprenderá como mudar as regras desse jogo para criar valor para os clientes/cidadãos em vez de estimular uma disputa interna pelo poder.

Trend Talk

Trend Talker

Menos MiMiMi é mais vai lá e faz – como os times no Labbs do Banco do Brasil aplicam metodologias ágeis no desenvolvimento de soluções inovadoras

Kellen Serrano (Banco do Brasil)

O Labbs é um espaço de experimentação,dentro do Banco do Brasil , que permite a times organizados como iniciativas autônomas, aplicando metodologias ágeis, o desenvolvimento de novas soluções. É um novo mindset na forma como tratamos produtos e serviços para nossos clientes e principalmente um novo jeito de trabalhar.

12:15 Almoço livre
13:50 A jornada do gestor – Em busca da motivação escondida

Daniel César (SERPRO)

Muitas vezes pensamos em grandes mudanças para melhoria do clima, busca da inovação, o aumento da motivação das equipes. Normalmente fazemos isso em pleno voo, com uma forte cultura já estabelecida e não podendo impactar entregas aos nossos clientes. Sendo assim, como proceder com tais ações? Revolução ou simplicidade? Nesse caminhar aprendi que com pequenas ações, podemos colher bons frutos, caminhando com simplicidade. Compartilho alguns pensamentos, experiências e desafios à frente de equipes e de um departamento de desenvolvimento de software.

Comitê de TI e TimeBoxes em Sprints: Como atender a vários clientes dentro de uma organização

Rafael Leandro Ferreira (Controladoria Geral da União)

Uma das grandes dificuldades enfrentadas na implementação de métodos ágeis em órgãos governamentais é conscientizar as áreas gestoras da importância em cumprir os tempos e tarefas necessários principalmente nas semanas que antecedem, ou seja, o planejamento da Sprint, e as semanas após o término da Sprint com a homologação do trabalho realizado. Na CGU implementamos um método de TimeBox que tem funcionado muito bem. Os gestores tem um planejamento antecipado das Sprints que ocorrerão durante o ano conforme priorizado pelo Comitê de TI e se comprometem respeitando os tempos determinados para o bom funcionamento de cada Sprint.

Product Discovery: envolvendo o time e cliente para co-criar soluções assertivas

Glauber Laender

Já sabemos que a colaboração com o cliente na concepção de um produto é importantíssima para o sucesso da solução. Existem ferramentas e metodologias para incentivar o trabalho co-criativo e imersivo, mas como escolher o melhor método e até onde vale a pena utiliza-las by the book? Direto ao Ponto? Google Design Sprint? UX Design? Nessa palestra irei compartilhar os sucessos e fracassos utilizando algumas ferramentas das metodologias mais conhecidas do momento, aplicadas em clientes reais e como podemos combina-las para cada cliente ou produto.

Repensando a cultura organizacional com o people centric management

Flavio Alves (Novatics)

Os novos modelos de trabalho estão crescendo e desafiando as organizações a repensarem suas regras e seus modelos para que possam continuar competindo e retendo talentos. É intrigante, pra não dizer assustador, que mesmo em um modelo de produção pautado no conhecimento, muitas empresas utilizam mecanismo de gestão fortemente baseado no modelo industrial. Com todos seus organogramas, papeis e relações de poder. Romper essa barreira (com “todo mundo querendo te f%d$r”) e caminhar para um modelo de co-propriedade parece ser romântico, será impossível?

O quê, quando e como avaliar a eXperiência do Usuário

Tiago Silva da Silva (UNIFESP)

O que você tem em mãos? Um concorrente? Um esboço? Um protótipo? Um produto “”pronto””?
Dependendo do artefato que você tem em mãos e do andamento do desenvolvimento do seu produto/projeto, você pode usar um método de avaliação. Obviamente, cada método possui um objetivo diferente.
Venha entender como você pode avaliar a usabilidade e a experiência do usuário com o que tem no momento.

Trend Talk

Trend Talker

15:10 One Minute Talk

One Minute Talk

One Minute Talk

15:40 Coffee-break & networking
16:10 Painel: Como a motivação dos colaboradores pode ser estimulada no Setor Público?

A participação e engajamento das pessoas é fundamental para um bom ambiente de trabalho e para os resultados da equipe, por isso o aumento da motivação da equipe é um fator importante e ao mesmo tempo desafiador para líderes e gestores. É possível aumentar a motivação dos colaboradores? Quais são os efeitos colaterias no longo prazo? Venha e traga as suas perguntas para essa discussão.

Painel: Como acelerar a adoção das práticas e metodologias?

Mudar o hábito das pessoas é difícil. Grande parte dos fracassos na industria de software acontecem por falta de uma metodologia de desenvolvimento ou porque os envolvidos não seguiram a metodologia definida. Por isso, a implantação de uma metodologia ou mesmo de apenas uma técnica exige muito empenho por muito tempo. Venha descobrir como realizar implantações efetivas de novas técnicas processos dentro do ciclo de desenvolvimento de um softwre.

Painel: Como a minha equipe pode se tornar mais produtiva?

Conhecer muitas técnicas ágeis é importante para lidar com os desafios do dia-a-dia de um projeto. Dentre tantas opções, quais metodologias e práticas eu devo usar com a minha equipe? Como posso medir a produtividade e as entregas? Como DevOps e testes podem me ajudar neste desafio? Conheça com mais detalhes as técnicas que podem colaborar com o aumento da produtividade da equipe que você participa ou gerência.

17:10

Happy Hour & Networking

Após a última apresentação, estendemos a programação com um grande happy hour para todos os participantes, palestrantes e patrocinadores. Uma ótima oportunidade de networking e troca de experiências!

Quarta-feira, 16 Ago

Trilha
Gestão de Contratos
Trilha
Transformação Digital
Trilha
Agile Coaching

A contratação e a gestão de contratos de fornecedores é um dos grandes desafios para a adoção de agilidade no Governo. Mas algumas instituições tem encontrado formas de usar práticas ágeis para aumentar o valor e a qualidade entregues pelos fornecedores.

Agile tem sido um elemento essencial no processo de inovação no Governo e em grandes corporações, transformando as áreas de tecnologia e de negócios. Venha descobrir os desafios enfrentados por essas instituições e como o uso de agile tem gerado uma grande vantagem competitiva para a entrega de soluções para seus usuários.

A adoção de agile passa pela mudança comportamental, organização do trabalho em equipe, implantação de processos e envolvimento de áreas de negócio. Venha conhecer como agile coaches estão enfrentando esses desafios para facilitar o processo de transformação em suas instituições.

09:00 Credenciamento e Welcome Coffee
09:30 Trend Talk

Trend Talker

Desafios e dificuldades na jornada de adoção do ágil em uma organização de grande porte como o Itaú

Edson Portilho (Itaú) e Cecílio Cosac (Itaú)

A jornada para adoção de abordagens ágeis em uma grande organização como o Itaú passa por uma série de desafios relacionados ao próprio porte da organização. A heterogeneidade de necessidades e soluções impõe variações na abordagem ágil de acordo com características técnicas, mercadológicas e até mesmo legais, que colaboram para diferentes contextos dentro da mesma organização, reforçando o lema que “One size does not fit all”. Além disso, aspectos culturais, motivacionais e institucionais contribuem para desdobramentos que vão muito além da simples adoção de um Framework Ágil de mercado.
Venha saber mais e entender os desafios e alternativas encontradas ao longo desta jornada!

Trend Talk

Trend Talker

Trend Talk

Trend Talker

O novo papel do PMO na Transformação Digital

Gino Terentim (Caixa Econômica)

Em meio ao processo de Transformação Digital, com a revisão do Planejamento Estratégico, e evolução da estrutura, cultura e processos da CAIXA, o Escritório de Projetos encontrou uma oportunidade de adicionar valor às pessoas e à empresa promovendo o compartilhamento de conhecimento por meio de treinamentos e programas de capacitação inovadores e participativos. Os resultados começaram a aparecer rapidamente, refletidos no índice de maturidade em Gerenciamento de Projetos e, principalmente, na percepção do valor do PMO para seus stakeholders e clientes.

Trend Talk

Trend Talker

10:50 Fishbowl: Como agilidade pode ajudar em contratos de escopo fechado?

Sabemos que uma quande quantidade de contatos de software se baseiam em abordagens tradicionais. Isso é um fato e, infelizmente, não mudará no curto prazo. Mesmo assim, é possível se beneficiar de abordagens ágeis para obter melhores entregas em contratos desse tipo. Venha saber como outras instituições estão lidando com este contexto e que práticas ágeis tem sido conciliadas para gerar valor mesmo com restrições pré-estabelecidas.

Fishbowl: O que fazer enquanto a transformação não acontece?

Quando a transformação não chega por falta de decisões estratégicas ou por lentidão no processo de mudanças, é possível fazer algo? Como posso ajudar acelerar ou a incentivar a transformação? Será que eu consigo mudar só uma parte da empresa? É possível transformar só a minha área? Eu não aguento mais! Quem, dentro da instituição, pode facilitar mudanças locais?

Fishbowl: Qual deve ser o papel do Agile Coach?

O papel do agile coach é bastante abrangente, e também pode variar de um ambiente para outro, de acordo com as características da equipe e do cliente. Algumas vezes a mudança na forma de atuação e nas funções do agile coach podem causar grandes impactos equipe e no projeto. Venha conhecer e compartilhar as suas experiências com a atuação de agile coaches.

11:50 Almoço livre
13:30 Trend Talk

Trend Talker

Case de Implatanção do Ágil no SERPRO

Iran Porto (SERPRO)

Apresentar a estratégia adotada pelo SERPRO para implantar metodologias ágeis, tanto nos times de desenvolvimento, num primeiro momento, como nos times de infraestrutura.
Será apresentado o projeto de infraestrutura ágil que revoluciona a forma de prover ambientes para os times de desenvolvimento, diminuindo significativamente o tempo de entrega de um produto para os nossos clientes e para o cidadão.

Trend Talk

Trend Talker

Quiz de Contratações de TI

Herbert Parente (Conselho Superior da Justiça do Trabalho)

Contratação de TI, conforme IN04/SLTI ou Resolução 182/CNJ, é complexo e cheio de percalços. Este talk não será mais um do mesmo sobre esse assunto.
Durante os 25 minutos iremos rodar um GAME QUIZ com diversas perguntas (teóricas e práticas) que irá testar seu conhecimento sobre Contratações de TI e, principalmente, como está sua vivência acerca da IN04 e Resolução 182. Ao final, brindes serão serão dados os campeões. Teste seu conhecimento.

Trend Talk

Trend Talker

Trend Talk

Trend Talker

14:50 Para método ágil, use métrica ágil – Ponto de Cenário de Teste

Claudison dos Santos Melo (Tribunal Superior do Trabalho)

No Tribunal Superior do Trabalho, nas contratações de fábrica de software, a adoção de métodos ágeis com o uso de testes automatizados: testes unitários e, principalmente, testes de aceitação – BDD, tem colaborado com melhores entregas de produtos de software, bem como na facilidade de se validar as entregas.
Diante dos diversos empecilhos encontrados com o uso da Análise de Ponto de Função, os técnicos envolvidos nas contagens de pontos de função elaboraram métrica e dinâmica que promovem o uso dos testes de aceitação pela empresa contratada e que, por fim, resulta em outros benefícios à execução contratual.

Trend Talk

Trend Talker

Trend Talk

Trend Talker

Trend Talk

Trend Talker

Trend Talk

Trend Talker

Trend Talk

Trend Talker

16:00 Coffee-break & networking
16:30 One Minute Talk

One Minute Talk

One Minute Talk

17:00 Painel: Caminhos e alternativas para gestão ágil de contratos

A evolução na forma como os contratos com o setor privado são geridos é se essencial importância para o melhor aproveitamento dos recursos públicos investidos em tecnologia. Sabemos que essas evoluções fazem parte de um caminho longo e que precisa ser construído. Venha saber o que de mais novo está sando já está sendo feito e o que enxergamos como os próximos passos dessa jornada.

Painel: Fatores chave para Transformações Digitais de sucesso

A transformação digital de uma grande instituição requer, além de muitos investimentos, atenção a detalhes e a fatores que vão além das questões técnicas. Venha entender como uma transformação é conduzida e quais elementos precisam ser tratados para que, ao final do processo, tenha-se uma nova geração produtos tecnológicos e uma instituição renovada capaz de atender as necessidades do mercado e do seu público.

Painel: Técnicas para Agile Coaches e suas equipes

A atuação de um agile coach capacitado pode ser decisiva para a experiência e o sucesso de uma equipe ágil, especialmente quando a equipe não possui senioridade com agilidade. Venha conhecer como agile coaches experientes atuam em situações do dia a dia. Venha saber quais ferramentas utilizam e em quais momentos as aplicam. Aproveite e traga as dificuldades que você enfrenta em seu ambiente para serem debatidas e solucionadas.

18:00 Encerramento e Troféu

 

Cursos associados

Curso Data Local Oferecido por Detalhes Disponibilidade
UX Criando produtos digitais com Lean (Desburocratização de Processos) 17 / Agosto Brasília – DF Agile Trends Ementa Inscrições abertas
UX Práticas ágeis para o dia a dia da sua equipe 17 / Agosto Brasília – DF Agile Trends Ementa Inscrições abertas